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Músculos usados na remada

A remada básica é uma ação muscular coordenada que requer aplicação de força repetitiva de maneiras fortes e suaves. Cada grupo grande de músculo irá contribuir para essa ação. Os requerimentos dos músculos foram analisados pelo Dr. Thomas Mazzone.

A remada foi dividida na seguinte sequência:
1. A pegada
2. A puxada
Ênfase nas pernas
Ênfase no movimento do corpo
Ênfase no tronco e no braço
3. A finalização da remada
4. A recuperação

A pegada


Os músculos das costas (eretor da espinha) estão relaxados para permitir a flexão do tronco, que é fornecida pelos abdominais. Os psoas maior e menor e os ilíacos flexionam a pélvis e os quadris. O músculo serrátil anterior gira a coxa, que permite que o corpo flexione entre as coxas para obter o máximo alcance. Os ísquiotibiais e o gastrocnêmio estão contraídos enquanto os joelhos estão flexionados. Os quadríceps são alongados, enquanto o fêmur contribui para a flexão do quadril. Os tornozelos são flexionados pelo tibial anterior.
Os cotovelos são estendidos pelo tríceps braquial. A pegada da alça é realizada pelos músculos flexores dos dedos e do polegar.

A puxada

Ênfase nas pernas

A primeira parcela da puxada demanda potência máxima das pernas. O quadríceps estende o joelho, e os pés em flexão plantar pelos músculos sóleus e gastrocnêmio. Uma série de músculos estabilizadores os ajuda ao apoiar o inferior das costas.

Ênfase no movimento do corpo

Tal como os joelhos estão terminando a sua extensão, o quadril também está estendendo pela contração da musculatura glútea e posteriores de coxa. A extensão das costas está ocorrendo pela contração do músculo eretor da espinha.
Na parte superior do corpo, a flexão do cotovelo está ocorrendo através dos músculos dos bíceps braquiais e braquiorradial.

Ênfase no tronco e nos braços

Os joelhos estão maximamente estendidos e os tornozelos estão em flexão plantar. Além disso, a extensão do quadril e das costas está sendo completada. A musculatura da parte superior do corpo contrai com alto nível de força para finalizar a puxada. Os flexores do cotovelo são dominantes. Os músculos flexores e extensores ulnar do carpo do antebraço contraem para estabilizar os pulsos. O ombro é estendido. O braço é rodado internamente pelo latíssimo do dorso e o peitoral maior. O músculo redondo menor, o deltoide posterior e os bíceps estão agindo na junta do ombro. A escápula é girada para baixo pelo peitoral menor e, em seguida, puxada para trás pelo trapézio e o romboide.

A finalização da Remada

Os joelhos e tornozelos permanecem constantes enquanto os quadris completam a extensão. Os extensores das costas estão continuamente contraídos, e a parte superior dos braços é rodada internamente pelo grande dorsal que está contraindo. O tríceps está estendendo os cotovelos ligeiramente.
Remada mais longa e mais estável.

Fase de recuperação

Os braços são empurrados para frente e para longe do corpo pelos cotovelos tríceps até atingir a plena extensão. Os deltoides anteriores contraem juntamente com os coracobraquiais e os bíceps, e da parte superior do braço levanta ligeiramente à medida que passa ao longo dos joelhos estendidos. Os músculos abdominais flexionam o tronco e depois das mãos terem passados pelos joelhos estendidos, começa o deslize para frente passando pelo dorsiflexão do tornozelo e flexão do quadril e do joelho.
1Kinesiology of the rowing stroke, NSCA Journal, Volume 10, Number 2, 1988, Thomas Mazzone, M.D. Wyoming County Community Hospital, Warsaw, New York

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